quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Caminhada Jubilar: 50 anos de canonização de Santa Júlia

No mês de julho de 2019, em Breves na Ilha do Marajó, em memória do aniversário natalício de Santa Júlia (12 de Fevereiro) nós Irmãs de Notre Dame de Namur juntamente com algumas mulheres e crianças da Comunidade Nossa Senhora de Fátima realizamos com alegria e fé, uma novena em honra a Santa Júlia.

As orações se deram sempre em nossa casa ao entardecer. Santa Júlia sempre teve um especial carinho pelas mulheres e crianças e estas se fizeram presente durante estes dias.

Procissão de Santa Júlia

Anete, uma menina de 12 anos que mora no interior de Breves, foi uma das mais fieis, sempre tinha uma oração por alguém de sua família que se encontrava lá no rio, nos ensinando verdadeiramente com a sua fé o sentido mais profundo de rezar a Deus. Outras crianças da vizinhança e da comunidade também participaram da novena  com a Santa Júlia com a criança e a canoa, na qual elas foram colocadas.

Ellen, Felipe e Anete com Santa Júlia

No sábado em homenagem as crianças fizemos uma manhã alegre com brincadeiras e pescaria. As crianças, de tão animadas, cedo estavam na casa das irmãs para ajudarem a carregar o “famoso” pau-de-sebo e mais lindo ainda foi a esperteza dos três meninos, que se ajudaram mutuamente para subirem no pau-de-sebo, apoiando um ao outro na subida do pau e aguentando o peso até o terceiro pegar a rabiola e o saco com os R$10,00.  Em seu êxito os vimos indo juntos a uma mercearia e suponhamos- pelo clima de camaradagem- que foram trocar o dinheiro. Não seria este o UBUNTU marajoara?! 
União das crianças para carregar o pau-de-sebo
Após as brincadeiras tivemos uma deliciosa sopa, preparada pelas mulheres da comunidade, para repormos nossas energias.

No último dia, tivemos uma singela procissão, onde Santa Júlia carregada dentro da canoa pela frei José Manoel, OAR e rodeada pelas pessoas que tem carinho por Santa Júlia e as suas irmãs.
Santa Júlia Billiart, que neste ano fez 50 anos de sua canonização, foi festejada de modo simples e com fervor entre os mais simples desta desafiadora realidade marajoara e junto com ela, damos graças ao Bom Deus,  por nos fazer irmãs com ela e com os seus.

Santa Júlia em frente da comunidade das Irmãs de Notre Dame


Que Santa Júlia interceda por nós e por nossa missão! Viva Santa Júlia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário