segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Quem são as Irmãs de Notre Dame de Namur



Quem somos: Somos as Irmãs de Notre Dame de Namur e fomos fundadas no dia 02 de fevereiro de 1804, em Amiens – França, por Julia Billiart e Françoise Blind de Bourdon, para a educação das jovens e mulheres camponesas. Somos Filhas do Universo.


Nosso Carisma: “Proclamar junto com o povo a bondade de Deus, nos lugares mais abandonados.”

Nossa missão: é participar na caminhada dos povos, para alcançar vida plena, que faz parte do processo do Universo em busca de sua plenitude. A nossa vida de oração pessoal e comunitária nos sustenta e alimenta neste compromisso.

Lugares que atuamos:

Belém do Pará: nos dedicamos à juventude no bairro do Guamá; a rede “Um Grito pela Vida”, de combate ao tráfico de pessoas; aos Povos Indígenas do Pará e Amapá, a Missão nas Fronteiras, entre outras atividades na cidade de Belém.

Ilha do Marajó – Breves: acompanhamos as pastorais da Comunidade Nossa Senhora de Fátima no bairro Jardim Tropical; a Pastoral da Criança; o Movimento pelo Direito ao uso da água; a Pastoral da Terra – CPT; Comissão Justiça e Paz – CJP e as CEB’s nas comunidades ribeirinhas.

Anapu (PA): participamos ativamente das organizações comunitárias da Paróquia Santa Luzia; da Comissão Pastoral da Terra (CPT); acompanhamento de jovens e a catequese de crianças e adultos.

Associados (as) de Notre Dame: Formado por mulheres e homens e jovens, este grupo colabora na missão cotidianamente, cultivando a espiritualidade de nossa Fundadora Santa Julia Billiart

Entre em contato conosco
Anapú (PA) – 91 99275-7243
Ilha do Marajo (Brevis) – 98 98182-3721
Belém (PA) – 91 98886-3210


14º Romaria da Floresta



14º Romaria da Floresta
18 a 21 de julho de 2019 – Anapu, PA

“Cuidar e defender a Floresta e promover a Vida é nossa responsabilidade! De mãos dadas, pé na estrada!”


No dia 12 de fevereiro de 2005, Irmã Dorothy Stang foi assassinada na vicinal 01 no PDS Esperança. A causa desta morte cruel era porque cuidava e preservava a Floresta, defendia a Vida e junto com o povo do PDS assumia esta responsabilidade.

       Isso incomodava demais as pessoas consumidas de ganância pelas terras para plantar capim e criar gados; para desmatar e tirar a madeira nobre e para abrir as terras para as mineradoras, pois estas terras estão cheia de riqueza.




           Desde 2006 o povo que continua este projeto de defender a floresta e a vida de todos os seres vivos, saiam em romaria como um ato de resistência, de juntar forças para continuar esta luta em defesa da vida.



           No documento de Trabalho para o Sínodo da Amazônia refletimos que “queremos ser uma Igreja com Rosto Amazônico que possui uma dimensão eclesial e política, de desenvolvimento social, ecológico e pastoral, muitas vezes conflitiva. Uma Igreja participativa se faz presente na vida social, política, econômica, cultural e ecológica de seus habitantes. Uma Igreja criativa acompanha com seu povo a construção de novas respostas às necessidades urgentes.” 






















Promover a Vida é rebelar-se contra as forças da Morte!
“Irmã Dorothy vive! Sempre, sempre, sempre!”


segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Encontro Vocacional em Bujaru - PA

           Neste mês de agosto, mês dedicado às Vocações, celebramos também com profunda gratidão e alegria a Vida Religiosa Consagrada. São mulheres e homens que, desde os primórdios do Evangelho, dedicam-se integralmente ao serviço da Igreja e da humanidade, professando publicamente os votos de pobreza, castidade e obediência.



Papa Francisco exorta que “viver com paixão o presente significa tornar-se ‘peritos em comunhão’, ou seja, testemunhas daquele projeto de comunhão que está no vértice da história da pessoa segundo Deus”.

E para celebrar a vocação religiosa, nós Irmãs de Notre Dame de Namur, no dia 17 desse mês, promovemos o Encontro Vocacional com a juventude no município de Bujaru – PA.





O Encontro Vocacional contou com o apoio da ABAA (Associação Bujaruense de Agricultores e Agricultoras). Refletimos com a juventude sobre as vocações com o desejo de despertar os jovens para o seguimento de Jesus, assumindo a vocação que cada um é chamado a seguir.




Rezemos por nossa juventude, a fim de que continuem avançando para águas mais profundas, com os olhos fixos no Senhor para assim “proclamar a bondade de Deus junto aos mais abandonados”.